Metal Com Bolacha Existem bandas que vem e que vão, mudam suas formações, alteram suas formas de pensar, mas essa não, sempre mantendo o mesmo espírito, toda sua garra sempre com um CD melhor que o outro, estou falando da banda Eterna. Metal com Bolacha: Desde o lançamento do álbum Epiphany, em 2004, não saiu nenhum CD de […]
" />

Existem bandas que vem e que vão, mudam suas formações, alteram suas formas de pensar, mas essa não, sempre mantendo o mesmo espírito, toda sua garra sempre com um CD melhor que o outro, estou falando da banda Eterna.

Metal com Bolacha: Desde o lançamento do álbum Epiphany, em 2004, não saiu nenhum CD de inéditas, foram só o DVD ao vivo e alguns singles, o que ocorreu nesse meio tempo?
Neno Fernando: A banda passou por algumas mudanças, teve a saída de seu vocalista atual nessa época o Leandro Caçoilo e do baterista, logo em seguida voltou ao posto de vocalista o Alexandre Soul e o baterista Fabiano Rezende, depois de 2 anos, nova mudança, entrei em 2010, o baixista Jason Freitas também volta pra banda e por fim nosso baterista Gerson Reyes para fechar o time atual do Eterna.

Metal com Bolacha: A banda também vem sofrendo constantes alterações de integrantes, porque isso ocorre?
Neno Fernando: Alguns foram por problemas pessoais e outros por questão musical, mas no fundo acreditamos que tudo tem um porque e Deus esta no controle de tudo, se ele quis assim, assim esta sendo.

Metal com Bolacha: Vocês mantem contato com os antigos integrantes? Se sim, há alguma influência deles nas músicas do Eterna?
Neno Fernando – Não diretamente, mas eu particularmente admiro muito o trabalho de todos que passaram no Eterna e fizeram sua história, o Eterna só é Eterna graças a todos que passaram e ajudaram a construir essa história, nós estamos agora em outra fase, eles tiveram a fase dele, a página foi virada, agora é a nossa vez de continuar a missão que a banda tem. posso garantir que essa formação é uma das melhores que a história do Eterna já teve.

Metal com Bolacha: Existe a chance de um novo DVD com a participação de todos que já passaram pela banda? Isso é algo comum em várias bandas, ultimamente.
Neno Fernando: Claro que sim, sem problemas algum, como eu disse a banda é maior que qualquer desentendimento ou coisa parecida, temos uma missão e eu tenho certeza que todos que já passaram no Eterna sabem muito bem oque isso significa espiritualmente.

Metal com Bolacha: Há algum tipo de preconceito por ser uma banda cristã? Falo isso porque quando fui aos shows do Eterna, a banda não recebeu o apoio de uma parte do público (que também foram prestigiar bandas de outros gêneros) justamente pela mensagem que vocês passam.
Neno Fernando: Muito pelo contrário, o Eterna tem respeito mesmo de pessoas seculares, o Eterna é aceito e respeitado dentro e fora da igreja, tanto que participamos de quase todos os BMU´s , um festival que tinha em são Paulo, com certeza existem uma vasta galera que gostam do nosso som, independentemente da mensagem que as músicas levam.

Metal com Bolacha: O Eterna não se apresenta mais com outras bandas de outros estilos, o que ocorreu para tomarem tal decisão?
Neno Fernando: Pelo contrário, todos os eventos que estamos tocando, tocamos juntos com bandas de outros estilos e rola sempre uma espiritualidade muito grande entre nós, jamais menosprezamos estilos musicais, como eu disse o Eterna tem uma missão que vai muito além de ser uma banda de Metal e Rock n roll.

Metal com Bolacha: No começo da carreira, o Eterna surgiu como uma banda de hard rock composto por 3 integrantes, foi em direção do metal, um pouco para o “prog” e hoje em dia não dá para diferenciar as influências. Isso acontece porque vocês acharam a sonoridade com a cara da banda?
Neno Fernando – Sempre fomos uma banda de Heavy-Hard, cantando em inglês e em Português, elementos musicais são as influências que cada um da banda pode doar para formarmos uma musicalidade e isso vária muito da época, mas posso garantir que agora realmente a banda se achou, temos vários elementos e dessa forma achamos o caminho sonoro para o Eterna. Em nossos shows é possível viajar ouvindo todas as fases da banda nesses longos 7 discos contando com o novo que irá sair. Temos uma história muito rica musicalmente e que merece todo respeito por tudo que construímos nesses longos anos de banda.

Metal com Bolacha: Neno, a banda teve outros vocalistas com o timbre de voz diferente do seu, como você faz para cantar as músicas antigas? Tenta ser fiel ou coloca seu estilo nelas?
Neno Fernando: Eu tento o máximo respeitar as linhas e métricas que foram contruidas com as outras vozes que já passaram na banda, todos foram excelentes e isso só me deixa mais rico musicalmente falando.
Mas, procuro também colocar minha cara, minhas técnicas e assim as músicas o Eterna ficam mais ricas e harmoniosas…

Metal com Bolacha: A banda Eterna está lançando singles em português. O que podemos esperar do novo CD? Mais músicas em português ou inglês?
Neno Fernando: Temos 2 discos gravados, contendo 1 disco com músicas em inglês e o mesmo disco com as mesmas músicas cantadas em Português, daria para lançarmos um album duplo, seria demais, mas resolvemos lançar um disco com 10 músicas em Português e 2 músicas em Inglês, com certeza é uma volta as raízes do Eterna e dessa forma conseguiremos levar a mensagem diretamente a quem precisa, mas mantivemos a sonoridade do Eterna, pesada porém, tudo pensado e bem elaborado.

Metal com Bolacha: Pelo divulgado nas redes sociais, a banda está trabalhando em um novo álbum, Qual a temática desse novo disco?
Neno Fernando: como citei acima, o disco já esta todo gravado, esta em fase de mixagem, temos planos de lança-lo em Dezembro de 2013.
A temática são letras que contam a história de nosso cotidiano, mas alertando a importância de seguirmos a palavra de Deus, a importância e nos mantermos longe de drogas, álcool e mostrar ao mundo que o mundo tem que se cuidar, pois a cada dia que passa tudo esta ficando pior e muitas pessoas estão se perdendo pelo fato de não terem fé, não seguirem as palavras de Deus.

Metal com Bolacha: Como o público está recebendo as músicas em português de outros trabalhos da banda?
Neno Fernando: Foi oque falei anteriormente, nos na verdade estamos voltando as raízes do Eterna, estamos fazendo aquilo que o Eterna já deveria ter feito antes.
Muitos irão demorar para acostumar com a linguagem, mas a sonoridade é a mesma, e posso garantir que esta sendo divertido e didático para mim, estou aprendendo a usar minhas técnicas cantando em português, pois a fonética, articulação e projeções são completamente diferentes de como eu canto em Inglês, esta sendo um desafio para mim e estou feliz com o resultado final…
Mas com certeza a galera quando ouvir o disco ira se acostumar e entenderão o objetivo dessa missão.

Metal com Bolacha: Em agosto, vocês lançaram um vídeo clipe da música “Só quero você”, que por coincidência eu trocando de canal, passava na TV aberta. O que vocês de canais da TV aberta passando as suas músicas?
Neno Fernando: Nossa!!! realmente eu não sabia disso rsrsrr…
Mas com certeza pro Eterna esse video clipe estão abrindo várias portas, eventos católicos estão nos chamando para shows e eventos, fica muito mais fácil o povo em geral entender a nossa mensagem cantando em português do que em inglês, mas amo cantar em inglês também…

Metal com Bolacha: Vocês acham que falta ajuda e apoio de todos em relação à divulgação dos shows de metal nacional?
Neno Fernando – Isso com certeza absoluta, a galera não apoia nem a pau bandas autorais, bares só querem dar espaço para bandas covers e etc…
Estamos passado por um momento de transição no meio musical, mas com certeza em breve isso vai passar e só quem realmente tiver talento e sinceridade no trabalho que faz que irá sobreviver, o resto irá morrer e desaparecer, assim todos voltaremos a ter nosso espaço que foi nos tirado.

Metal com Bolacha: Deixe uma mensagem para a galera do Metal com Bolacha:
Neno Fernando – Primeiramente, mais uma vez queria lhe agradecer pela força, quero avisar a todos que sempre que puderem, deem forças a músicos que realmente são honestos, saibam diferenciar o honesto e o desonesto, existe muita mentira hoje em dia, que por de tras da tela do computador tudo se torna uma realidade falsa que um dia a máscara cairá.
Apoiem, ajudem, críticas existem, mas cuidado ao usa-las, existem pessoas que lutam diariamente para buscar um lugar ao sol, se não gosta do trabalho daquele musico, respeite pelo menos, tenta conhecer a história dele antes de sair metendo o pau.
Existem covardes que por de trás da tela do computado se acham os machões, mas na verdade não passa de desiludidos e fracos de espíritos que só querem destruir aquilo que muitos conseguem com seu talento e determinação.
Ninguém é obrigado a gostar da minha música, se não gosta, não ouça, não perca tempo. mas se quer conhecer, conheça a história e ajude o sonho a ser alcançado a cada dia mais.
Deus abençoe a todos, lembrem-se, Deus esta acima de tudo e os planos deles são perfeitos, acreditem, ele existe e está muito perto de nós, mas do que possamos imaginar. Abraços e obrigado,DA PACEM DOMINE, Neno Fernando.